! Esquetes !

VAMOS CONVERSAR?

VAMOS CONVERSAR?

Inspirado nas moiras irmãs na mitologia grega e que determinavam o destino tanto dos deuses quanto dos seres humanos, com o lema ''vamos conversar?'', a esquete, traz a cena um casal de personagens, a saber: Ananke e Anankê, que como as moiras, tecem e cortam aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Dessa forma, conscientizando-os sobre o tênue fio entre o estado pleno de vida e a chegada silenciosa da depressão, traçando, por meio do diálogo, um destino vivo e otimista para eles.

DAMA DE COPAS E JOKER

DAMA DE COPAS E JOKER

|Prevenção a Diabetes| Para prevenir a diabetes e desembaralhar conceitos sobre sua prevenção, a Dama de Copas dá inicio ao jogo de cartas em que cada uma contém uma pergunta sobre o tema e cada resposta é uma cartada na reeducação e na prevenção a doença.

O CANTO DAS SEREIAS

O CANTO DAS SEREIAS

|Saúde do Homem| Para o cuidado com a saúde, as sereias do século XXI utilizam de seus dotes - beleza e canto -para assim, conscientizarem o homem sobre a importância do cuidado com sua saúde e deixar o preconceito de lado, sobretudo, no que tange aos exames de prevenção, por exemplo, ao câncer de próstata e visitarem com freqüência os centros médicos.

EDUCAÇÃO E CARREIRA

EDUCAÇÃO E CARREIRA

|Pense no seu Futuro| Duas avatares do futuro provocam nos alunos a discussão da educação continuada e despertam no público o olhar cônscio para a vida acadêmica e alertam: “todas as disciplinas são importantes e é no presente que se constrói o futuro.”

AS ESCOTEIRAS

AS ESCOTEIRAS

|Seus atos Honram sua Memória| Duas escoteiras descobrem que na casa de um dos moradores do bairro onde moram existe a proliferação do Aedes aegypti - mosquito transmissor das doenças endêmicas: Dengue, Zika e Chikungunya. No quintal dele encontram exemplos de inservíveis, que são possíveis criadouros do transmissor das doenças supracitadas. Nessa descoberta, elas ensinam os espectadores possíveis medidas para evitar o nascimento do mosquito.

CLEO E OPRA

CLEO E OPRA

|Prevenção ao Câncer de Mama| Conhecedoras da influência da vaidade da rainha egípcia Cleópatra para o mundo com o costume de tomar banhos de leite de cabra e a utilização de maquiagem marcante, nossas personagens vêem dizer ás mulheres ocidentais, que a verdadeira beleza vem de dentro – vem do cuidado preventivo com a saúde. Por meio dessa apresentação, Cleo e Opra sinalizam que os exames de palpação e de mamografia são essenciais na prevenção ao câncer de mama.

GOTA D´ÁGUA

GOTA D´ÁGUA

Vinda do Sertão Brasileiro, uma menina muito peralta vê na região sudeste do Brasil, em Belo Horizonte, a abundância de água por essas bandas e abusa inconseqüentemente de seu uso. E é o Boi, seu amigo lá do sertão do país, perdido na capital mineira quem, junto de seus amigos Dona Flor e Gota d’ Água, conscientiza a menina sobre a importância do uso moderado da água.

AS CIGANAS

AS CIGANAS

Nossas ciganas contornam BH com música, dança e de bar em bar leem a sorte daqueles que buscam boa gastronomia arte e entretenimento. Em suas cartas relacionam arte e gastronomia, utilizando de nomes iguais com significados diferentes, por exemplo: Romeu e Julieta doce com Romeu e Julieta romance e a relação deles com o Grupo Galpão. Assim, por meio de jogos da sorte, relacionam gastronomia e arte, com o objetivo de promover os destinos turísticos culturais e gastronômicos da capital mineira.

CARMENZITAS

CARMENZITAS

|Segurança alimentar - do mito a realidade| De modo cômico e dinâmico, as Carmenzitas apresentam as formas corretas de armazenamento, escolha, higienização, preparação e aproveitamento integral dos alimentos. As personagens, além da encenação, conversam com os espectadores na intenção de levantar as dúvidas no que tange a segurança alimentar, respondê-las e, dessa forma, promover a saúde na cozinha.

MULHER EMPODERADA

MULHER EMPODERADA

|É preciso ser muito mulher pra enfrentar esse mercado cheio de olhares pra nós| A esquete teatral retrata de forma leve a importância da mulher contemporânea e do seu olhar cônscio para si própria. A articulação entre trabalho e família constitui hoje o grande desafio social. Enquanto a jornada de trabalho feminino se aproxima da masculina essa tendência não se observa em relação ao tempo despendido com tarefas domésticas. A apresentação traz a reflexão de lugar de mulher.

CUIDADO COM O QUE VOCÊ PLANTA

CUIDADO COM O QUE VOCÊ PLANTA

|Preservação Ambiental| Os palhaços Senhor Semero e Senhor Usura têm grandes disparidades no que diz respeito a pensar o meio ambiente. Senhor Semero tem consciência de como é importante preservar a natureza. Em contrapartida, Usura, é totalmente urbano e preocupa-se apenas com seu próprio bem estar. Os dois vivem uma constante luta para convencer um ao outro sobre a certidão ou não de seus pensamentos.

CURTO CIRCUITO

CURTO CIRCUITO

|Prevenção a Doenças| Os cientistas Curto e Circuito fazem um passeio pelo corpo humano, apontam em quais partes dele está cada órgão e a sua funcionalidade. Além disso provocam no espectador as melhores maneiras de se prevenir doenças, evitando que o corpo e seus órgãos deem ‘’curto-circuito ‘’ por falta de informação e de cuidado.

ALIMENTOS SUPER SAUDÁVEIS

ALIMENTOS SUPER SAUDÁVEIS

|Alimentação Saudável| É um musical em que bonecos de verduras, de frutas e de legumes e uma lixeira conscientizam, por meio de uma conversa saudável, a menina, sobre a importância de uma alimentação rica em vitaminas para uma vida mais saudável.

DE MÁ A MATEMÁTICA NÃO TEM NADA

DE MÁ A MATEMÁTICA NÃO TEM NADA

|Matemática| Duas personagens desmistificam a ideia de que só aprende Matemática quem é “gênio”. Com interatividade e alegria eles conscientizam os alunos sobre a importância dessa disciplina no dia a dia das pessoas.

MANDIOCA E MACAXEIRA

MANDIOCA E MACAXEIRA

|Tabagismo| Dois nordestinos apaixonados se reencontram após longos tempos afastados. O relacionamento dos dois acabou em função do vício de Mandioca em cigarro. Então, ao se reverem ele insiste para que Macaxeira lhe dê uma “chancezinha” e reate o romance. Munida, mas de informações, ela mostra a Mandioca os males advindos do uso constante do tabaco e que só lhe dará a tal “chancezinha” caso ele largue o vício.